historia da america central
A História da América Central está ligada à colonização da Espanha, do século XVI até ao início do século XIX, e as intervenções armadas dos Estados Unidos durante o século XX (as chamadas Guerras das Bananas) que somado aos governos oligárquicos desses países, contribuem em grande parte para a pobreza da região.
- Antes do contato com a Espanha (1492)
Na época pré-colombiana, a maior parte do território da América Central era parte da civilização Meso-América. As sociedades nativas da área ocuparam o território entre o centro do México até o norte a noroeste da Costa Rica, no sul. As culturas pré-colombianas da região comercializavam com a Meso-América e a América do Sul criando importantes praças comerciais entre estes povos e pode ser considerada de transição entre estas duas áreas culturais.
- Povoamento
Pirâmide de Tikal na Guatemala.
Na América Central, especialmente na Guatemala, Belize, além do sul do México e norte da península de Yucatan (já na América do Norte), floresceu uma das mais notáveis civilizações indígenas: a civilização maia, cujo adiantamento no campo das ciências e das artes. Bem como no âmbito da organização política, social e religiosa, é universalmente reconhecido. A história dos quíchuas, que falavam um dialeto maia, foi preservada no Popol Vuh, obra escrita por um nativo pouco depois da conquista espanhola, e a dos maias e chorotegas, que habitavam a região localizada junto à fronteira entre Honduras e Guatemala, pode ser reconstituída a partir de documentos arqueológicos gravados em pedras. Além desses, outros povos que tiveram civilizações avançadas foram os toltecas e os cackiquelos.
- Conquista e dominação espanhola
Do século XVI até o início do século XIX, na América Central, formou-se a Capitania Geral da Guatemala, por vezes conhecida como o Reino da Guatemala, cuja composição e divisão interna mudou várias vezes. Oficialmente, a capitania era parte do Vice-Reino da Nova Espanha e,