Incubadora de empresas
Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.
Em geral, dispõe de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc.
As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.
Em um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os participantes, as empresas incubadas têm acesso a serviços que dificilmente encontrariam agindo sozinhas. Além de espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras oferecem sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.
O mais significativo serviço prestado pelas incubadoras é a consultoria gerencial e tecnológica, que aborda as seguintes áreas:
- Gestão empresarial;
- Gestão tecnológica;
- Comercialização de produtos e serviços;
- Contabilidade;
- Marketing;
- Assistência jurídica;
- Captação de recursos;
- Contratos com financiadores;
- Engenharia de produção;
- Propriedade intelectual.