Matemática e jogos: uma alternativa prazeroza
CURSO DE PEDAGOGIA
Aparecida Rosa Cardoso Faria
MATEMÁTICA E JOGOS, UMA ALTERNATIVA PRAZEROSA
Sapucaí Mirim
2009
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA
MATEMÁTICA E JOGOS, UMA ALTERNATIVA PRAZEROSA
Artigo científico elaborado pela aluna Aparecida Rosa Cardoso Faria do curso de Pedagogia do Pólo: Impacto RH – Sapucaí Mirim – MG. Período/semestre: 3º P. – 2009/1 da turma 51631.
Tutora: 8303 – Lidiane da Silva César Gonçalves
Sapucaí Mirim
2009
MATEMÁTICA E JOGOS, UMA ALTERNATIVA PRAZEROSA
Aparecida Rosa Cardoso Faria
RESUMO
Os jogos são valiosos não apenas pelo interesse, que universalmente despertam nas crianças, ou pela alegria que elas experimentam na sua execução; trazem, ainda, a grande vantagem de oferecer, ao que deles participam excelentes oportunidades para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.
De alguns anos para cá, tem sido cada vez mais crescente a utilização de jogos no ambiente escolar com o intuito de dinamizar a aprendizagem. Os jogos permitem que os educandos adquiram padrões, normas e principalmente valores que os levam a um crescimento pessoal fazendo-os terem um parâmetro de boa conduta, onde passa a agir com espírito crítico, cooperativo, frente às necessidades do dia-a-dia. Diante disso, os jogos devem fazer parte do planejamento de ensino visando uma situação de aprendizagem muito clara e específica, devendo o educador estar preparado ao lançar mão de tais técnicas, tomando o devido cuidado para que os jogos não se tornem brincadeiras ou brinquedos sem que haja um objetivo definido. As brincadeiras dirigidas tornam-se mais prazerosa e permitem ao educador dar maior ênfase ao seu trabalho diário em sala de