Infãncia e Ludicidade
DEISE VERNIZZE DALKE, RU 393589, TURMA 2012/08
GISELE DE BRITTO CÂNDICO, RU 819645, TURMA 2012/08
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DEISE VERNIZZE DALKE, RU 393589, TURMA 2012/08
GISELE DE BRITTO, RU 819645, TURMA 2012/08
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Pesquisa e Pratica Profissional – Educação Infantil apresentado a UTA – Infância e Ludicidade no curso de pedagogia.
Tutor Local: Delma Terezinha Fabricio da Silva Druzyk
Polo de Apoio Presencial: Edusol Catedral
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional da Unidade Temática de Aprendizagem Infância e Ludicidade e que teve o objetivo investigar as ações desenvolvidas na Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança, verificar as características do desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos, observar as ações desenvolvidas na escola: funções de cuidar e educar, brincar, socialização da linguagem e avaliação e identificar a organização adequada para cada faixa etária dos espaços físicos, materiais pedagógicos, alimentação e propostas pedagógicas.
A reflexão a respeito da importância da pesquisa e da prática para formação profissional do futuro pedagogo é de extrema relevância, pois amplia o campo de estudos para além da docência, oportunizando a construção de uma base teórica. Cortelazzo e Romanowski (2008) afirmam que a pesquisa desenvolve habilidades investigativas, como planejamento, organização, classificação seleção de dados, análise, interpretação e síntese. Além dessas habilidades, também propicia atitudes como motivação, curiosidade, vontade de encontrar explicações, constatação de complexidade das