Inclusão
1 INTRODUÇÃO
A inclusão é um movimento de luta das pessoas portadoras de deficiências ou não, de seus familiares e professores na busca de reflexão a respeito das políticas publicas e pedagógicas.
A palavra inclusão é utilizada quando se busca qualidade para todas as pessoas, ou seja, falaremos um pouco sobre a necessidade para a igualdade de oportunidades, através de uma entrevista feita com pedagogo, professor e aluno, onde expõem suas realidades.
2 INCLUSÃO
Quais são as principais dificuldades no ensino aprendizagem? Através do material estudado (leituras e a pesquisa de campo anexo I, II e III), foi possível detectar alguns dos desafios que a inclusão tem e terá ao longo do século XXI. No passado algumas dificuldades eram tratadas comumente como loucura, pessoas possuídas por demônios ou como castigo dos deuses, hoje, graças aos estudos de pedagogos e psicólogos (entre outros movimentos pró-igualdade) a realidade é bem outra.
Os alunos independentes de suas peculiaridades apresentam dificuldades que são inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, imaginemos então, esses alunos (de inclusão) que além de terem as mesmas dificuldades, possuem outra advinda da falta de alguns dos sentidos (deficiência visual – D.V., deficiência auditiva – D.A., deficiência metal – D.M., baixa autoestima, bullying, etc.), assim são colocados desafios grandiosos aos profissionais de educação que optarem por esta área de trabalho, bem como, a toda sociedade civil organizada. Então, o que fazer com aluno que apresenta dificuldades? Conforme entrevista em matéria publicada pela editora Abril: “[...] 9 anos, autista, ela [professora] também tem o auxilio de uma estagiária de inclusão, Leda Aparecida da Silva Costa, solicitada à rede. Ele precisa de alguém que incentive