Inclusão
William Oliveira Silva RA 61279 Eliane Cruz da Silva RA 65978
RESUMO: Este artigo tem como objetivo pesquisar e explicitar como esta sendo realizado o processo de inclusão nas escolas, as leis que o amparam e todo o processo que vem sendo seguido em conjunto, a articulação teoria e prática assim como discutir a questão exclusão e acessibilidade nas escolas. Neste processo fazemos um breve passeio na linha histórica da inclusão suas principais conquistas e as leis que asseguram seus direitos.
Palavras-Chave: Inclusão. Exclusão. Acessibilidade.
INTRODUÇÃO
Em termos gerais a inclusão, constitui uma ação ampla que propõem uma educação com qualidade para todos. Quando falamos de “todos” incluem-se também os portadores de necessidades especiais, os mais recentes tratados internacionais têm refletido um desejo mundial de construção de uma sociedade que não só reconhece a diferença como um valor humano irrefutável, como também promove condições plenas para o desenvolvimento do potencial de todos os seres humanos, na sua singularidade.
INCLUSÃO
A educação inclusiva vem se tornando uma realidade cada dia mais desafiadora para os sistemas de ensino brasileiros, pois o direito á educação não se configura apenas pelo acesso, materializado na matricula do aluno junto ao estabelecimento escolar mais também pela sua participação e aprendizagem ao longo da vida.
Neste sentido, há um conjunto de ações voltado para os alunos, pais, professores, gestores escolares e formadores docentes, com a finalidade de solidificar e ampliar as condições necessárias para a garantia do direito á educação.
O impacto de tais ações é perceptível nas informações trazidas pelo censo escolar MEC/INEP 2009, que denota o acréscimo no percentual de alunos público-alvo da educação especial, matriculados nas classes comuns do ensino regular. Em