inclusão
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim ter o privilégio de compreender e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, e oferece aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços.
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria.
O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relação a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que passou-se a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos, isto é, que esses portadores de necessidades especiais poderiam visitar os mesmos lugares que as pessoas comuns, ter o direito ao lazer, a educação e exercer sua cidadania de forma concreta.
2. PROBLEMA
Inclusão social significa em termos práticos, trazer aquele que foi excluído socialmente por questões culturais, raciais, religiosas, econômicas, políticas ou por alguma necessidade especial para que novamente faça parte da sociedade desempenhando seu papel de cidadão, participando ativamente de todas as manifestações político-culturais por ela oferecidas. Incluir um indivíduo não é somente inseri-lo em meio à comunidade ou colocá-lo numa escola regular, mas, além disso, priorizar a qualidade das condições onde a pessoa com deficiência estará. Para tanto é necessário que a sociedade em geral, esteja disposta a mudar essa realidade, focando, não as