Conceitos do livro Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e as práticas docentes
1 INRODUÇÃO
No livro "Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e as práticas docentes", de Nílson J. Machado, o autor busca uma articulação entre a generalidade de questões e as especificidades das ações docentes, aproximando, os terrenos da Epistemologia e da Didática.
Para compor suas idéias, o autor divide a apresentação do seu livro em duas partes, trazendo uma contínua indagação, remetendo-nos a reflexão das diferentes armadilhas a que estamos expostos quando lidamos “com concepções de natureza epistemológicas e ações de natureza didática” (ABDALLA, 1995).
Sobre a epistemologia, como o próprio termo indica, consiste em um estudo sobre a ciência tomada como sinônimo de conhecimento. É, portanto, uma teoria do conhecimento. Busca-se analisar os pressupostos, os fundamentos do conhecimento científico (DALOROSA, 2008).
A forma pela qual os conteúdos são apresentados aos alunos, sem dúvida alguma, interfere de forma decisiva na aquisição de novos saberes e conhecimentos.
A seguir, discorreremos brevemente sobre os conceitos trabalhados no livro (Conhecimento, Significado, Percepção, Abstração, Educação, Representação) e suas implicações para o Ensino na Saúde, assim tendo sido proposto pelo professor Dr. Antonio Germano Magalhães Junior.
2 CONCEITOS E RELAÇÕES
2.1 CONCEITOS
2.1.1 Conhecimento
O autor concebe conhecimento como uma rede de significados em um espaço de representações, uma teia de relações cuja construção não se inicia na escola, e que se agrega, possivelmente, a um ponto rede inata.
2.1.2 Significado
De forma genérica, significado é o conceito que algo recebe. A apreensão do significado está articulada a linguagem, a abstração e a concretude. De fato, a concepção de significado emerge naturalmente da concepção de linguagem que subjaz. Se as palavras representam etiquetas