inclusão
Cristiana Florisbella Adam1
RESUMO: Os estudos internacionais realizados recentemente tem refletido um desejo mundial de construção de uma sociedade que não só reconhece a diferença como um valor humano irrefutável mas uma sociedade que promova condições plenas para o desenvolvimento das potencialidades de todos os seres humanos. A inclusão educacional orienta o processo de mudanças desde a educação comum aos serviços especializados com o objetivo de promover o desenvolvimento das escolas, constituindo praticas pedagógicas capazes de atender todos os alunos. A construção da educação inclusiva requer a definição de politicas publicas que visem alterar a organização dos sistemas paralelos, interando uma proposta de educação especial integrada ao projeto-politico pedagógico comum de cada escola, capaz de contrapor as diferentes formas de exclusão e garantir, condições de acesso, participação e aprendizagem.
Palavras-chaves: inclusão educacional, construção, desenvolvimento, educação infantil.
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa participante estará abordando o tema ‘’inclusão educacional’’ e a polemica que ainda se faz a respeito dela. De fato que não é agradável questionar a forma que ela esta sendo implantada, pois ela já é uma realidade em nas escolas.
Cabe aos educadores evidenciar como é importante o convívio das diversidades. Através dessa rica experiência é possível permitir aos alunos um aprendizado desde cedo pois as limitações são normais, pois todas as pessoas precisam ser incluídas, já que possuem habilidades diferentes.
Entretanto, não pode-se esquecer que a responsabilidade no processo de inclusão não cabe apenas ao professor da sala e sim da participação de todos que fazem parte do ambiente escolar da criança.
Ainda assim é preciso evoluir mais, é necessário buscar informações sobre essa criança, sua família, escolas anteriores, informações sobre as deficiências e estratégias para cada uma delas. Atualizar e