Inclusão social
UNIDADE III PSICOLOGIA
PSICOLOGIA E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ATPS - 7º SEMESTRE / 1º BIMESTRE
PROF(A) JULIANA CORBETT
JAIR MODESTO KELLY LEITE MARIANA MENDES HORACY SYNTHIA S COSTA FIGUEREDO TIAGO NORBERTO CARDOSO MARIA VILANY DA CONCEIÇÃO
CAMPINAS
2013
Portadores de deficiência e a questão da sua inclusão Deficiência física é toda e qualquer alteração no corpo humano, resultado de um problema ortopédico, neurológico ou de má-formação, levando o indivíduo a uma limitação ou dificuldade no desenvolvimento de alguma tarefa motora. Ênfase às vítimas com deficiência. O deficiente não deixa de aprender a ler, a escrever, a falar, a trabalhar, alguns trabalham com maior responsabilidade do que os “normais”, para eles a vida tem outro gosto, pois cada aprendizado é uma conquista.
O que não pode acontecer é que elas sejam privadas de sua liberdade e nem serem encaradas como seres de outro mundo. Lógico que com o tempo isso tem mudado e o preconceito diminuiu, mas nem todos pensam iguais e ainda há muito preconceito.
Podemos começar aos poucos procurando entender como as pessoas portadoras de deficiência se sentem, agindo para que eles não se sintam diferentes, ajudando sempre que eles sejam aceitos na sociedade.
A inclusão de crianças portadora de necessidades especiais em escolas regulamentas hoje é um grande desafio. Muitos movimentos sociais e governamentais tem sido realizados na intenção de mudança neste conceito, mas de tudo que tem sido feito ainda é pouco se comparando com a demanda de crianças com necessidades especiais no pais.
A inclusão de crianças portadora de necessidades especiais em escolas regulamentas é o primeiro passo pra inserção destas pessoas na sociedade atual.
Existe uma grande dificuldade de aceitação para com as pessoas com deficiência tanto no campo