Inclusão social
O trabalho de pesquisa proposto tem por temática A Inclusão Social dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais, tem por base analisar o processo educativo de crianças com necessidades educativas especiais no processo de inclusão social. Pois é fundamental perceber o processo educativo da criança quanto aos seus objetivos, fases, elementos intervenientes e componentes, para compreender o lugar de cada um dos agentes educativos.
A relação escola e educação especial, necessita ser enquadrada no desenvolvimento da criança, de forma a ser esclarecida a sua finalidade e funções especificas. O processo educativo representa o período durante o qual a criança passa de um estado de dependência absoluta a outro de autonomia.
Trata-se do processo de individuação que se estabelece graças às trocas progressivas e permanentes entre o sujeito e o meio.
Tendo em vista que, em termos gerais, a inclusão educativo-escolar diz respeito a um processo de educar-ensinar crianças ditas normais com crianças portadoras de deficiência, juntas, durante uma parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola. Pretendemos com o presente trabalho, analisar a socialização do indivíduo com necessidades especiais possibilitando um convívio social sem discriminações, oportunizando-lhe um envolvimento não só na socialização permeada pelo afeto, mas, também, na apropriação de conhecimentos.
Sabemos que a interação professor-aluno é um aspecto fundamental para que se possa atingir os objetivos do processo educativo. Contudo, esse não é o único fator determinante da organização do ensino, razão pela qual ele precisa ser estudado em conjunto com outros fatores, principalmente a forma de aula direcionada aos portadores de necessidades especiais. As relações entre professores e alunos são o foco central das atividades escolares, a escola, por