Inclusão Social
A inclusão digital é a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). É uma forma para que todas as pessoas possam mandar e-mails, acessar as redes socias, e até para uma melhor condição de vida, como procurando empregos.
Para tudo isso acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão: como celulares, computadores, tablets, e entre outros; o acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Cada vez mais está tendo uma forte a disponibilização dos serviços prestados pela internet. A pessoa que é incluída no meio digital tende a ganhar uma melhor qualidade de vida, com exemplos, as operações bancárias via internet, as compras em lojas virtuais, os supermercados, que atende seus clientes em seu site e entrega na casa da pessoa, e também a educação à distância.
O governo federal oferece o "Programa de Computador para Todos” que garante o financiamento em várias parcelas para as pessoas interessadas em adquirir o equipamento que custe no máximo R$1800,00.
Mas o termo inclusão digital vai além, nesse sentido, os programas de inclusão digital buscam aprimorar e ampliar o acesso às tecnologias aos deficientes. Cada vez mais são desenvolvidos meios que facilitem a acessibilidade dos deficientes em contato com o computador e desenvolvidos softwares para o funcionamento desses acessórios. Em alguns lugares como em Universidades, existem salas que possibilitam o acesso a deficientes, por exemplo: um deficiente visual pode ouvir e, ou imprimir textos em Braille através de software especifica.