Inclusão socal
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
Município: Abadiânia
Estado: Goiás
Turma: Pedagogia
Pólo: Anápolis – Goiás
Tutora: Maria Geralda
Semestre/Ano: Módulo 12 - Ano 2010.
INCLUSÃO SOCIAL
¹Gabriela Maria de Resende Camilo
RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de conhecer a evolução histórica da educação inclusiva, a lei que lhes dá o direito de estudar em escola regular, bem como, identificar os tipos de deficiências, que caracterizam os alunos como portadores de necessidades educacionais especiais.
Palavras-chave: Deficiências, Necessidades especiais, Inclusão social.
____________________________________________________________
__________
¹ Gabriela Maria de Resende Camilo – Acadêmica em Pedagogia pela Faculdade Luterana do Brasil – Curso em Pedagogia – EAD.
INTRODUÇÃO
O presente artigo focaliza a educação dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais numa concepção inclusivista, onde se buscou analisar o histórico da inclusão social no contexto escolar e o seu papel no sentido de promover a interação e desenvolvimento do aluno considerado inclusivo. Sabe-se que no Brasil há uma grande parcela de pessoas possuidoras de um tipo de deficiência física ou mental e que essas deficiências serviram como barreiras ou obstáculos para que o seu portador não pudesse ser matriculado e freqüentar a escola regular. Para entender de que forma a escola se tornou inclusiva, é necessário retomar um pouco da história da educação, no que se refere às pessoas com deficiências. E neste sentido, será possível entender, a partir do desenvolvimento deste artigo que traz a seqüência lógica da história da inclusão no Brasil, a caracterização das deficiências, além do papel da escola nesse contexto. Para o desenvolvimento deste, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Assim, o mesmo é considerado dentro da metodologia, como um