Educação física
Rousseau queria uma sociedade em que as pessoas fossem não apenas livres e iguais, mas também soberanas, isto é, que tivessem um papel ativo dentro do contexto geral. Para isso, além de um contrato justo, seria preciso ensiná- las a ser livre, autênticos e autônomos, e essa tarefa deveria partir da educação das crianças.
Emílio uma das obras de Rousseau inspirada no homem natural defende uma pedagogia que siga a natureza. Assim Rousseau propõe uma educação inovadora que procura incentivar a expressão das tendências naturais da criança, em vez de reprimi- las ou disciplinálas, como era o mais comum naquela época.
Rousseau coloca que a educação na infância deveria ser feita como amor e carinho, não com punições e castigos; no seio da família, através de exemplos práticos, despertando na criança a naturalidade, sobretudo os bons sentimentos e deixando em segundo plano o aspecto teórico, racional.
Penso que a educação na infância é o grande referencial que pode ser construído de forma natural e com carinho e amor fornecendo no ensino aprendizagem futuro, grande avanços antropológicos e educacionais.
Todo o processo da pesquisar sempre levanta novas hipóteses a serem investigadas, mas podemos perceber que Rousseau em seu tratado pedagógico da educação natural constrói de forma autêntica e natural, que é importante educar e respeitar a criança em seu mundo e que os valores morais e éticos devem ser construídos na necessidade e no cuidado que o adulto deve fornecer durante a infância. Assim é importante perceber que a infância precisa ter um acompanhamento não de repressão ou de imposição do mercado, mas sim de liberdade bem regrada logo na infância. ducação Física inclusão na