esporte, lazer e sociedade
Baseando-se nos estudos de Everton Vieira Abreu, Luciane Terezinha Zermiani Pereira e Edio José Kessler, que desenvolveram um artigo com o seguinte tema : TIMIDEZ E MOTIVAÇÃO EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE DANÇA DE SALÃO, chegamos a análise sociológica do esporte, que envolve a dança de salão, e o que ela pratica. E iremos relatar um evento, de grande importância que envolveu a dança de salão na Região Sul. ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ESPORTE
- Catarse: As tensões socais do dia a dia podem ser perfeitamente extravasadas através da dança de salão, acontece uma explosão de sentimentos a cada tipo de dança de salão estimulando a liberação de stress e tensão do dia a dia.
- Socialização: Através da dança de salão fatores psicossociais podem ser grandemente abrandados, já que o contato corpo a corpo é bastante evidenciado nesta atividade física, desinibindo o praticamente e estimulando contato com pessoas diversas e ampliando seu meio social.
- Diversidade: A Dança de salão não tem limitações sociais, ela abrange todas as classes e as envolve entre si, quem dança não é classificado conforme seu prestígio financeiro, nem se é determinado qualidade dos passos a partir do seu capital, o que facilita a diversidade social.
- Inclusão Social: As perspectivas de participação na dança fazem uma forte inclusão social, ela convida a todos os níveis a participarem e a se envolverem entre si.
- Corporeidade: A estética nos valores e comportamentos sociais através da dança de salão tem seus protocolos a serem seguidos desde o espaço de cada um até mesmo as atitudes com o parceiro, é uma dança de gentilezas e respeito com seu companheiro de dança.
Enart 2013
As tradições gaúchas são conhecidas e intensificadas através do Enart que é Encontro de Arte e Tradição. Esse segundo a UNESCO é o maior festival de arte amadora da América Latina é um evento gaúcho que cultiva as tradições dessa terra através de gerações que vão passando de pai para filho. O evento é