Eixo curricular
O texto fala sobre a mudança dos objetos culturais onde os estudantes precisam da mediação do professor para atribuirem um novo significado para as linguegens artisticas que estruturam esses objetos. São linguagens com modos de percepção e expressão que se manifestm por sinos visuais,musicais e Teatrais.
O autor apresenta três categorias de percepção e expressão que implicam o comhecimento visual,teatral e musical. Na linguagem visual as categorias da percepção e expressão são: ponto, forma, linha, cor, luz, volume, textura, movimento e o ritmo. Elementos que podem ser adaptados em composições que envolvam proporção, harmonia, equilibrio, simetria, desproporção, desarmonia, desequilibrio e a assimetria.
Nas tecnicas das linguagens visuais são inumeras do desenho até as instalações que necessitam de suporte e os objetos da cultura visual são imagens bidimensionais,tridimensionais e virtuais. A linguagem musical apresentas as categorias do silencio, ruidos, timbre, altura e intensidade sons que possuem composiçoes musicais ritmo,melodia e harmonia. Nesse campo utliza-se o corpo, instrumentos musicais diversificados e destaca-se as improvisações e composições musicais. E na linguagem teatral existe o pesonagem, espaço cênico, cenografia, iluminação, som, sonoplastia, figurino e enredo,incluindo narrativas como o drama, comédia, a farsa e o melodrama. São objetos dessa cultura as representações com atores,formas animadas, bonecos ou objetosassistidos no radio,tv,filmes ou em videos de publicidade. Apresenta as temáticas contempôraneas presentes em todas as linguagens que são: metalinguagem, o meio ambiente, o preconceito racial,religioso,diferenças de gênero, violência, a identidade fragmentada, as reflexões culturais, a beleza dissonante e a precupação com o outro referindo-se a marca pessoal de cada artista e as correntes artisticas de cada período.
E finaliza sugerindo contextos culturais na atualidade em lugares e