Inclusão no brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DO CONTEXTO HISTÓRICO
À CONTEMPORANEIDADE
1Givanilda Márcia Vieira. RESUMO: Através de pesquisas, leituras e análises de várias obras por diferentes autores, pretendeu-se no presente artigo aduzir aspectos relevantes sobre o tema abordado. No entanto, percebe-se que nas últimas décadas muito se tem debatido sobre um sistema educacional inclusivo, sendo as esferas política, cultural, social e pedagógica, tendo se manifestado em prol do direito de todos a uma educação de qualidade. Diante disso, esse estudo tem como temática central planear a visão histórica da educação inclusiva no Brasil até a contemporaneidade, obtendo como objetivo discutir os avanços sociais, pedagógicos e tecnológicos que vêm ampliando esse cenário. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a educação especial atualmente, apontando questões ligadas à inclusão social e escolar das pessoas com
Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Conforme supramencionado, a metodologia constitui por meio de uma pesquisa qualitativa, através de uma análise bibliográfica e documental.
INTRODUÇÃO
Uma educação de qualidade para todos contende-se, entre outros fatores, a atribuição de novas dimensões da escola no que consiste não somente na aceitação, como também na valorização das diferenças, resgatando os valores culturais e o respeito do aprender e construir, conforme define a Declaração de
Salamanca (1994, p. 8-9): [...] as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar [...] elas constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.
Entretanto, a educação especial que por muito tempo restringiu-se a um ensino paralelo, aos poucos vem redimensionando seu papel, atuando no atendimento direto desse alunado na rede escolar regular.