Inclusão nas séries iniciais
Ao observarmos a Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato, situada na cidade de São Domingos-SC, Rua Brasil, Centro, tivemos o conhecimento que os alunos que ali freqüentam, pertencem a todos os níveis sociais. Na maioria das famílias, seus membros possuem emprego fixo e moram na cidade e somente 14% das crianças vem da zona rural, onde os mesmos são filhos de agricultores. Percebeu-se também que todas as crianças que ali freqüentam dependem do transporte escolar municipal para chegar à escola. No transporte escolar sempre tem um professor para auxiliar os alunos para que o caminho de casa a escola seja seguro. Sua chegada à escola é agradável, pois tem sempre um professor recepcionando-os. Observamos também que tanto a recreação como a hora do lanche sempre é orientada por professores, direção da escola e merendeiras. Verificou-se também que como as demais instituições de ensino, a escola obedece às normas legais no País em todos os aspectos estruturais e pedagógicos.
A faixa etária dos alunos é de 4 a 6 anos, sendo distribuídos em turmas de PRÉ II e PRÉ III, abrangendo alunos do ensino regular e especial.
A escola baseia-se em realizar atividades lúdicas, livres e dirigidas como: jogos, brincadeiras, músicas, cantos, teatros, danças, recreação e possui parque infantil oferecendo mais laser às crianças.
Constatou-se que para que esta escola seja uma escola de qualidade, os professores, direção da escola, serventes e merendeiras trabalham em harmonia, coletivamente e democraticamente.
Administrar democraticamente o espaço escolar é uma atividade que exige comprometimento com o fazer educacional. Assim sendo, a dimensão política da gestão escolar é a ação de conduzir um projeto pedagógico comprometido com a formação do cidadão. O gestor escolar deve conhecer as atribuições ou responsabilidades que correspondem aos cargos e às funções que os servidores desempenham na escola, para poder conferir as diferentes tarefas a serem