ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DISCIPLINA ESCOLAR A PARTIR DAS SÉRIES INICIAIS
DISCIPLINA ESCOLAR A PARTIR DAS SÉRIES INICIAIS
Luciani Dallmann Peter lucianidallmann@hotmail.com Eduardo Mauch Palmeira
Economista M.Sc. profpalmeira@gmail.com RESUMO
Este estudo tem como finalidade expor o que vem sendo desenvolvido no Brasil sobre educação financeira e a necessidade da inclusão deste tema como disciplina obrigatória nos currículos escolares a partir da pré-escola, incluindo o ensino médio.
A relevância deste estudo se deve ao fato da observação empírica apontar para as dificuldades que as pessoas têm de lidar com suas finanças, mesmo aquelas que detêm grau superior de estudo. A pesquisa aqui apresentada tem cunho bibliográfico tendo sido desenvolvida através da coleta de dados em diversos livros que falam do tema Finanças e Educação, em alguns periódicos e em artigos publicados na web, bem como em sites especializados como a Fecomércio, o Banco Central do Brasil,
Comissão de Valores mobiliários e Bm&fBovespa devidamente referenciados através das normas da abnt. Após o estudo realizado sugere-se a inclusão da disciplina “finanças” no currículo escolar a partir da pré-escola como forma de amenizar as dificuldades observadas no dia a dia.
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Aprendizagem, Finanças, Currículo.
1 INTRODUÇÃO
É importante observar que boa parte da vida do cidadão ele passa nos bancos escolares buscando se desenvolver como ser humano e obtendo conhecimento para mais tarde entrar no mercado de trabalho. Para obter o diploma na graduação, em média, estuda-se durante dezoito anos, a partir desse momento o profissional está apto a exercer uma profissão regulamentada. São muitas disciplinas cursadas ao longo desta trajetória escolar e é percebido que, ao final de muitos cursos de graduação, o até então aluno e daí adiante profissional, conclui com total despreparo o quesito finanças.
O domínio em finanças é adquirido por intermédio da Educação em
Finanças