Inclusão Escolar
Isso nos faz refletir sobre a importância de transformar a escola regular em uma escola verdadeiramente inclusiva, com o objetivo que as crianças e adolescentes com necessidades especiais sejam atendidos com qualidade onde as escolas assegurem a igualdade entre alunos diferentes.
A construção de uma escola inclusiva não é uma tarefa fácil, significa vencer muitas barreiras, a maior dificuldade para que ocorra a mudança está em todos nós em nossos medos, temos o desafio de organizar uma sociedade mais justa que valorize e respeite as diferenças.
Os responsáveis pelas escolas públicas municipais precisam cobrar os suportes necessários, os professores precisam ser capacitados para saber trabalhar com classes diferentes, com conteúdos adaptados usando estratégias de ensino que se adaptem para cada aluno.
As escolas inclusivas devem acomodar todos os seus alunos independentes de suas condições físicas, intelectuais, sociais entre outras. Por isso está na hora de mudar as escolas, uma das principais tarefas está na conscientização.
É necessário que as escolas disponibilizem equipamentos e recursos de acessibilidade. Construção de espaços para que haja a participação de todos os alunos nas atividades de ensino. A escola tem a responsabilidade de assegurar que os alunos com deficiência sejam respeitados e valorizados dentro do âmbito escolar.
É preciso que haja a conscientização e a transformação do espaço escolar, criando um ambiente acolhedor, que seja capaz de superar as barreiras que ainda existem. Segundo o autor Bueno (1999) esclarece da seguinte forma: Fica claro que a simples inserção de alunos