educação
JOGO ESCOLHIDO: BOLICHE
DESENVOLVIMENTO:
No primeiro momento conversei com os alunos a respeito dos tipos de textos que já trabalhamos neste ano e qual os objetivos e características de cada um. (poesia, receita, contos de fadas, fábula, contos, encartes de vendas, histórias em quadrinhos, notícia, convite, bilhete, etc.).
Questionei se eles já tinham lido uma bula ou uma regra de jogo e para que serve esse tipo de texto.
Observamos uma bula e após utilizamos os jogos do MEC, lendo compreendendo e explorando no grande grupo as regras que os acompanham.
No segundo momento sugeri aos alunos que jogássemos Boliche. Todos gostaram e já haviam jogado alguma vez.
Recolhemos o material necessário e construímos nosso jogo. Porém ao invés de numerar as garrafas e 1 a 10, numeramos todas com o número dois, para darmos início ao estudo da multiplicação.
No terceiro momento entreguei aos alunos as regras do jogo, fizemos leitura e compreensão oral e interpretação escrita. (segue texto)
No quarto momento, já com o jogo pronto, cada aluno recebeu uma ficha para fazer os registros do jogo.
Jogamos e fizemos o registro, explorando a multiplicação. A cada jogada fazíamos a contagem das garrafas derrubadas, a soma dos pontos e a multiplicação respectiva.
Após o término do jogo cada aluno realizou a soma dos seus pontos e registramos na tabela. Com esta tabela foi possível explorar ordem crescente e decrescente e pontuação dos meninos e das meninas,
Os alunos também receberam uma tabela para registrar soma e multiplicação.
Durante o jogo os alunos demonstraram muito interesse pela atividade e souberam respeitar as regras e não tiveram dificuldade em aceitar se perderam. A atividade foi muito positiva. BOLICHE
MATERIAL:
10 GARRAFAS PLÁSTICAS (DE REFRIGERANTE)
FITA CREPE
CARTOLINA
CANETA
1 BOLA DE BORRACHA
COMO FAZER:
CORTE PEQUENOS PEDAÇOS DE