eletrica
CAPÍTULO 01
2
Capítulo 01
LÂMPADAS E COMANDOS
1.1 Introdução
Neste capítulo inicial, faz-se uma breve revisão dos conceitos da luminotécnica: grandezas importantes e suas unidades. Em seguida, descreve-se o princípio de funcionamento dos principais tipos de lâmpadas de vapor de alta pressão, aplicações, acessórios necessários para o acionamento, vida útil e outras características técnicas.
1.2 Luminotécnica
Luz e cores
Uma fonte de radiação emite ondas eletromagnéticas. Elas possuem diferentes comprimentos de onda, e o olho humano é sensível a somente a alguns.
Luz é, portanto, a radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual.
Há uma tendência em se pensar que os objetos já possuem cores definidas.
Na verdade, a aparência de um objeto é resultado da iluminação incidente sobre o mesmo. Sob uma luz branca, a maçã aparenta ser de cor vermelha, pois ela tende a refletir a porção do vermelho do espectro de radiação absorvendo a luz nos outros comprimentos de onda. Se utilizássemos um filtro para remover a porção do vermelho da fonte de luz, a maçã refletiria muito pouca luz parecendo totalmente negra. Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias.
As lâmpadas incandescentes, por exemplo, tendem a reproduzir com maior fidelidade as cores vermelha e amarela do que as cores verde e azul, aparentando ter uma luz mais “quente”.
1.3 Grandezas da Luminotécnica
Aqui se definem alguns índices que são usados para avaliar o desempenho de uma lâmpada e fazer estudos de luminotécnica em um dado ambiente.
Intensidade Luminosa
Simbolo: I
Unidade: candela (cd)
Figura 1.1 - Intensidade Luminosa.
É a quantidade de luz que uma fonte emite por unidade de ângulo sólido
3
(lúmen/esferoradiano) projetado em uma determinada direção. Este valor está diretamente ligado à direção desta fonte de luz, Figura 1.1, podendo também ser definida como o Fluxo Luminoso (Item a seguir) irradiado na direção