Inclusão do deficiente intelectual no ensino regular
APRESENTAÇÃO
É UM TEMA DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PORQUE VIABILIZA A QUESTÃO DA INCLUSÃO E A PARCERIA DO AEE. A INCLUSÃO JÁ É UMA REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS, E EDUCADORES PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA RECEBER ESSES ALUNOS.
O TEMA É UM DESAFIO QUE AO SER DEVIDAMENTE ENFRENTADO PELA ESCOLA REGULAR REPERCURTE NA MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO DEFICIENTE, CONSIDERANDO ASSIM QUE ESSE É UM LONGO CAMINHO A PERCORRER COM ERROS E ACERTOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. VISTO QUE PARA QUE UM EFETIVO TRABALHO ALCANÇE BONS RESULTADOS É NECESSÁRIO UNIR FORÇAS PARA ENFRENTAR A REALIDADE, OU SEJA, É PRECISO TER APOIO E PARCERIAS.
DEVIDO A ISSO, PARA QUE AMBOS SE BENEFICIEM TANTO O ALUNO QUE ESTÁ INSERIDO NA ESCOLA GARANTINDO SEUS DIREITOS; TANTO A ESCOLA DE FAZER O SEU PAPEL DE INTEGRAR O ALUNO E TRABALHAR SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES É QUE A ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL É A PARCERIA COM O AEE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
PORTANTO, A ESCOLA COMUM E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PRECISAM ACONTECER CONCOMITANTEMENTE UMA VEZ QUE A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS E A PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS MAIS AMPLOS FAVORECEM O APROVEITAMENTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DA MESMA FORMA QUE ESTE É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ALUNO DEFICIENTE, GERANDO AO FINAL UMA VERDADEIRA SOCIALIZAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS, EXIGINDO A CONSTRUÇÃO COGNITIVA E COMPREENSÃO DA RELAÇÃO COM O OUTRO.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A OMSª (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE) NA PROCURA DE UMA COMPREENSÃO MAIS GLOBAL DAS DEFICIÊNCIAS PROPÔS TRÊS NÍVEIS PARA ESCLARECER TODAS AS DEFICIÊNCIAS A SABER: DEFICIÊNCIA, INCAPACIDADE E DESVANTAGEM SOCIAL.
A OMSª MOTIVOU A PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DA “PESSOA DEFICIENTE” POR PESSOA EM “SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA”. O OBJETIVO É DESTACAR OS EFEITOS DO MEIO SOBRE A AUTONOMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ASSIM UMA PESSOA PODE SE SENTIR DISCRIMINADA