Conceitos de Educação Física
Atividade Física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. (CHEIK N. C. et. al. , 2003)
Exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo final ou intermediário aumentar ou manter a saúde/aptidão física. (CHEIK N. C. et. al. , 2003)
“Atividade física, exercício físico e aptidão física são termos que definem diferentes conceitos, mas são freqüentemente confundidos e usados para definir a mesma coisa.
Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal executado pelos músculos esqueléticos que resultam gasto energético que pode ser medido em quilocalorias.
A atividade física, na vida diária, pode ser categorizada como: ocupacional, esportiva, condicionante, ocupações domésticas e outras atividades.
O exercício físico é uma parte planejada e estruturada do conjunto de atividades físicas e é praticado de forma repetitiva tendo como objetivo, intermediário ou final, manter ou melhorar a aptidão física.
Por outro lado, ao conjunto de atributos relacionados com a saúde e com o nível das habilidades associadas a tais atributos, denominamos aptidão física.
O grau aptidão física apresentado pelas pessoas pode ser medido com testes específicos. Portanto fica claro que todos, de alguma forma, praticam atividades físicas mas poucos fazem exercícios físicos para ganhar a aptidão física imprescindível para uma vida saudável.”
Saúde: A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Saúde é vista como ‘necessidade humana’ cuja satisfação “associa-se imediatamente a um conjunto de condições, bens e serviços que permitem o desenvolvimento individual e coletivo de capacidades e potencialidades, conformes ao nível de recursos sociais existentes