INCLUSÃO DIGITAL – IRREFUTÁVEL NECESSIDADE
Neste trabalho abordarei a inclusão digital como garantia para não sermos um analfabeto do Século XXI. Embora o advento da internet, da computação e das tecnologias venha abrangendo muitos alunos, ainda encontramos em nossa sala de aula, o aluno vindos de regiões extremamente carentes, cujo habito de computação ou acesso a internet é limitado. Precisamos estar atento em nosso reduto tecnológico a todos os aprendizes e entender que é pela competência de nossas atitudes enquanto professores das salas de informáticas que diagnosticaremos suas dificuldades e no processo ensino/aprendizagens construiremos simultaneamente, como num amálgama, o projeto pedagógico entre os sujeitos: os professores e os alunos.
Palavras-chave: Inclusão digital. Sala de Informática. Aprendizagem.
1. INTRODUCAO
É irrefutável afirmar que estamos na era da informática e este advento do século XXI, traz ao homem a necessidade da inclusão digital.
Refletir a respeito da inclusão digital é analisar como se dá o seu processo dentro das escolas regulares se faz necessário para a sua verdadeira efetivação. Neste contexto, os professores são desafiados a viabilizar práticas capazes de garantir aos alunos condições necessárias para o seu aprendizado e desenvolvimento. No processo de inclusão escolar digital o envolvimento de toda a equipe escolar se faz imprescindível, pois esta deve compartilhar as responsabilidades. O professor, em particular, deverá buscar alternativas para suprir as necessidades dos seus alunos em sala de informática garantindo o aprendizado.
As transformações ocorrem com imensa rapidez e a educação não deve ser vista como algo definitivo e acabado e sim um processo a ser construído e reconstruído todos os dias, pois todos os dias aparecem novos desafios. Então, pensar a inclusão digital é um trabalho que exige e muita reflexão.
2. A SALA DE INFORMÁTICA – O DESAFIO DO SÉCULO XXI
A habilidade está ligada ao prático, a vivência