Inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo discutir os aspectos que envolvem a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Como ferramenta metodológica, optou-se pela aplicação de questionários com questões abertas além de uma revisão de literatura. São levantadas questões quanto à legislação, importância da família neste processo, a educação e formação profissional, a responsabilidade social das empresas e o marketing responsável. Aborda-se, também, os aspectos envolvidos na conscientização e valorização por parte do empresariado em relação a esta força de trabalho, para que ocorra assim um possível reconhecimento do trabalho, do potencial e da competência da pessoa com deficiência.
Sumário
Introdução
1 A Evolução da Inclusão Social dos Portadores de Necessidades Especiais no Mundo e no Brasil
2 TIPOS DE DEFICIÊNCIAS E SUAS BARREIRAS
3 Responsabilidade Social e Marketing Social
4 Legislação e reserva de vagas no mercado de trabalho
5 Competitividade no Mercado de Trabalho
6 Reconhecimento da competência, trabalho dos profissionais portadores de uma necessidade especial e exemplos de empresas que trabalham com essa mão-de-obra
Considerações Finais
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Em nossa sociedade, a deficiência foi tradicionalmente vista como um problema do indivíduo, dessa forma, acredita-se que o próprio indivíduo teria que se adequar à sociedade ou ele teria que ser mudado por profissionais através da reabilitação ou cura.
As pessoas com necessidades especiais, junto com as organizações que as atendem, a partir de suas experiências, descrevem como as barreiras econômicas e sociais têm obstruído a participação plena, na sociedade, das pessoas portadoras de uma necessidade especial. Essas barreiras estão espalhadas a tal ponto que impossibilitam a garantia de uma boa qualidade de vida para a própria sociedade.
O assistencialismo esteve por muito