Classes de palavras
Substantivo: é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde,doença), processos (chegada, entrega, aceitação)
Classificação dos substantivos
Classificam-se quanto à significação e quanto à forma. Quanto à significação, podem ser concretos ou abstratos, próprios ou comuns e coletivos ou partitivos. Quanto à forma, os substantivos podem ser primitivos ou derivados e simples ou compostos.
Adjetivo
Segundo Bechara (2009), é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo, orientando delimitativamente a referência a uma parte ou a um aspecto denotado.
O adjetivo pode ser: Uniforme – possui uma só forma para os dois gêneros.
Ex.: feliz, alegre.
Biforme – possui uma forma para cada gênero. Ex.: bom, boa, mau, má.
Simples – é constituído de um só radical. Ex.: vermelho, claro. Composto – é constituído de mais de um radical. Ex.: vermelho-claro. Primitivo – o que não deriva de outra palavra. Ex.: bom, forte, feliz.
Derivado – o que deriva de outra palavra. Ex.: famoso, carnavalesco, amado.
Explicativo – indica uma característica própria do ser.
Ex.: sangue vermelho.
Atividade
Observe esta estrofe retirada da música “O
Quereres” de Caetano Veloso e identifique um adjetivo no grau superlativo.
(...) Eu queria querer-te amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e de viés
E vê só que cilada o amor me armou...