Classes de palavras
Uma classe de palavras é um conjunto de palavras que pertencem à mesma categoria por partilharem características morfológicas, sintáticas e semânticas.
TERMOS RELEVANTES
1. Classe aberta de palavras
BREVE EXPLICAÇÃO TEÓRICA
Classe de palavras constituída por um número ilimitado de palavras, dado que a evolução da língua acrescenta constantemente novos elementos.
1.1. Nome
Palavra que varia em género, em número e, em alguns casos, em grau. Pode ser antecedido por determinantes e quantificadores. Denota entidades fixas ou não, dependendo da subclasse a que pertence o nome. Pode desempenhar diferentes funções sintáticas. Pode selecionar complementos.
1.1.1. Nome próprio
Nome que designa um referente fixo e único num dado contexto discursivo.
Não admite modificadores, complementos ou variação em número.
Exemplo:
1.1.2. Nome comum
Camões, Aristóteles.
Nome que não designa um referente único, não sendo completamente determinado.
Admite modificadores, complementos e variação em número.
Exemplo:
1.1.2.1. Nome contável
livro.
Nome comum que se pode aplicar a entidades que, ao serem divididas em partes, cada uma delas não é da mesma natureza que o todo. Assim, cada parte resultante da divisão da entidade denotada por um nome contável como cadeira não é uma ca deira.
Exemplo:
1.1.2.2. Nome não contável
livro, cadeira, ovelha.
Nome comum que se pode aplicar a entidades que, ao serem divididas em porções, cada uma delas é da mesma natureza que o todo. Assim, a entidade denotada por um nome como “arroz” pode ser dividida que o quociente dessa divisão é sempre “arroz”.
Exemplo:
1.1.2.3. Nome coletivo
ar, vento, água, açúcar.
Nome que designa um conjunto de objetos ou entidades do mesmo tipo pertencentes a um grupo. Há alguns nomes coletivos contáveis e outros não contáveis.
Exemplo:
1.2. Adjetivo
rebanho (nome coletivo contável); fauna (nome coletivo não