classe das palavras
Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras:
1. Adjetivo; 6. Numeral;
2. Advérbio; 7. Preposição;
3. Artigo; 8. Pronome;
4. Conjunção; 9. Substantivo
5. Interjeição; 10. Verbo.
Além dessas 10 classes definidas, existem algumas palavras que se aproximam tanto do advérbio, mas ainda diferem dele e não se assemelham a nenhuma outra: são as palavras denotativas.
ADJETIVO
É palavra variável – sofre flexões em gênero, número e grau – e que tem por função caracterizar o substantivo atribuindo-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto.
Classificam-se os adjetivos conforme o gênero:
a) uniformes – aqueles que possuem a mesma forma para o masculino ou feminino: inteligente, simples, feliz, urgente, capaz, etc.
b) biformes – aqueles que apresentam formas diferentes para o masculino e feminino: simpático (a), alto (a), estudioso (a), belo (a), feio (a), etc.
Quanto ao número e salvo exceções, o adjetivo recebe flexão no plural: homem honesto, homens honestos, sapatos marrom-escuros, blusas azul-marinho.
Para o estudo de análise sintática é importante também identificar os adjetivos pátrios e as locuções adjetivas.
Adjetivos Pátrio Locução Adjetiva acreano do Acre afegão do Afeganistão capixaba do Espírito Santo
Há ainda outras locuções adjetivas:
Adjetivo Locução Adjetiva abdominal de abdômen vulturino de abutre discente de aluno plúmbleo de chumbo materno de mãe pueril de criança
ADVÉRBIO
É a palavra que designa alguma circunstância relativa ao verbo. O advérbio, excepcionalmente, pode designar a intensidade do adjetivo e do próprio advérbio. Explicando melhor: o advérbio tem como função principal, esclarecer as circunstâncias que envolvem a conduta verbal. Só por exceção – e na forma de intensidade – é que o advérbio modifica o adjetivo ou o próprio