custos
Custos e aos conceitos de custos
Introdução
Este capítulo apresenta a história, a evolução e algumas das principais particularidades da Contabilidade de Custos. Sublinha a idéia de que a Contabilidade de Custos prepara informações diferentes para atender a necessidades gerenciais diferentes.
Concebida como um sistema de informações para a gestão, a Contabilidade de Custos é uma ferramenta que ajuda a encontrar respostas a um grande número de questões que se apresentam no dia-a-dia de qualquer empresa. Por isso, o capítulo evidencia a terminologia básica e o esquema básico da Contabilidade de Custos e descreve seu campo de atuação.
História e evolução da
Contabilidade de Custos
Para a compreensão da história da Contabilidade de Custos é necessário dividir a evolução dos sistemas de produção em duas etapas: Sistema familiar, de corporações ou doméstico. Sistema de produção fabril.
Iniciada na Idade Média e prolongando-se até o final do século XVI, os sistemas de produção eram conhecidos como “familiar”, “de corporações” ou “doméstico”.
Nesse sistema, a maioria das necessidades das pessoas era atendida pelos membros da sua família e seus agregados, apropriado a centros urbanos restritos, a condições de concorrência limitada e a uma evolução tecnológica ainda incipiente, que não requeriam sofisticados artifícios contábeis para registro das operações realizadas ou apuração dos resultados obtidos.
Esse material é parte integrante do Curso de Atualização do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.iesde.com.br
Contabilidade e Análise de Custos
A maior parte do que um indivíduo necessitava era provido pela própria família que, além de produzir alimentos nas grandes extensões territoriais, construía habitações, cortava madeira para aquecimento, preparava os alimentos e fabricava os móveis e artefatos domésticos, criava animais para alimentação da carne e vestuário e desenvolvia, enfim, todas as atividades