Inclusão de Pessoas Com Deficiência
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Marlene das Graças de Resende1
RESUMO
Este artigo científico de revisão objetiva analisar importância do trabalho na vida das pessoas portadoras de deficiência para que não se sintam excluídas da sociedade a que pertencem, podendo participar de forma ativa e se tornando pessoas independentes. O trabalho ajuda na afirmação do indivíduo como cidadão, como sujeito de direitos capaz de pertencer a uma sociedade e garantir seu próprio sustento; porém, ainda há pessoas que veem os deficientes como pessoas incapazes. Sabendo-se que é importante para os portadores de deficiência ingressar no mercado de trabalho com as mesmas oportunidades dos outros e que para isso precisam ser bem preparados com uma educação de qualidade que atenda às suas necessidades, elaborou-se este instrumento a partir de uma pesquisa bibliográfica com a intenção de esclarecer aos profissionais da educação a importância do trabalho para a inclusão das pessoas deficientes na sociedade e na conquista de seus direitos.
Palavras-chave: Inclusão. Pessoas com deficiência. Mercado de trabalho.
Introdução
Com o propósito de compreender a importância do trabalho na vida das pessoas com deficiência para que estas se sintam participando ativamente como sujeitos de direitos e pertencentes a um grupo social; como também auxiliar profissionais da área da educação a entenderem as dificuldades encontradas por estas pessoas para a sua inclusão no mercado de trabalho rompendo com o mito social de que eles são improdutivos, elaborou-se este artigo científico de revisão.
Considerando que o trabalho colabora no processo de estruturação e formação do mundo psíquico do adulto influenciando sua autoestima e garantindo-lhe respeito como cidadão, precisa fazer parte da vida das pessoas com deficiência para que não se sintam vivendo à margem da sociedade como pessoas incapazes e improdutivas. A ruptura dessa visão ultrapassada de