Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular.
INTRODUÇÃO 5
1 - A evolução histórica da educação no Brasil 6
2- A Educação . 12
3- Escola e Contexto Social. 15
4- A Deficiência 20
5- Inclusão. 24
6- A Proposta da Política Educacional Brasileira. 27
7- Declaração de Salamanca 30
8- Integração de crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. 32
9- Os Parâmetros Curriculares Nacionais 36
10 – Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular de ensino. 38
CONCLUSÃO 40
ReferenciasBibliograficas
INTRODUÇÃO
O tema “Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular da Rede Pública Municipal” foi escolhido para estudo, por ser uma prática vivenciada pelas escolas publicas e concomitantemente está no auge da sua inserção na rede .
O desafio para a escola inclusiva é o desenvolver de uma pedagogia centrada no aluno, uma pedagogia capaz de educar com sucesso todos os alunos...” (Declaração de Salamanca, UNESCO, l994)
Diante do desafio, o objetivo principal da revisão literária é verificar de que forma se dá a inclusão nas escolas e como vem acontecendo esta inclusão, para atender as necessidades específicas dos alunos.
Nesse momento histórico vive-se a integração do indivíduo com necesidades educacionais especiais que significou um avanço social para o período quando comparado com períodos anteriores. Ressaltamos que não se discute apenas a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, mas também a educação inclusiva. Gradativamente, iniciou-se a discussão de outro modelo de atendimento educacional voltado para o estado de direitos, a questão da Inclusão social1. Esse modelo apresentou-se contrário ao modelo integracionista2 e teve início na área educacional, logo se expandindo e tornando-se a prática social atual que reconhece através da heterogeneidade a riqueza das diferenças.
A efetivação de uma prática inclusiva está garantida através de leis, decretos e