OUTROS
É preciso, porém, ressaltar que o exercício físico representa apenas uma parte do tratamento do coronariopata, não substituindo os medicamentos ou a cirurgia quando estes se fizerem necessários.
AVALIAÇÃO FÍSICA
Tem como objetivo fornecer dados que permitam ao profissional de Educação Física esquematizar o grau de esforço adequado ao início do programa, bem como avaliar o momento de aumento da carga de trabalho.
O princípio básico de todo teste, seja feito em bicicleta ou esteira, é submeter o paciente, após um aquecimento prévio, a esforços crescentes, procurando atingir, sempre que possível, o limite máximo da capacidade do indivíduo ou um valor de freqüência cardíaca que é variável de acordo com a idade de cada indivíduo; baseando-se nisso o exercício passa a ser prescrito em função da porcentagem da freqüência cardíaca ideal de treinamento.
METODOLOGIA DE TESTE DE ESFORÇO
É realizado com aumentos programados de carga tanto na bicicleta quanto na esteira rolante.
Durante o teste a pressão arterial e a freqüência cardíaca são medidas de minuto em minuto durante o esforço e no 1º, 2º, 4º e 6º minuto do período de recuperação.
O teste nos permite obter as seguintes informações:
1º) Trabalho total que o paciente suporta realizar;
2º) Comportamento da pressão sistólica em relação ao repouso que nos permite inferir as condições funcionais do ventrículo esquerdo;
3º) Aparecimento de dor anginosa;
4º) Presença de alterações eletrocardiográficas isquêmicas e/ou