Inclusao
Juliana de Oliveira de Lima
Prof. Alelis Isabel de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Licenciatura Pedagogia 0543
26/06/2013
RESUMO
Esse artigo teve objetividade relatar um pouco sobre a baixa visão e inclusão, relata sobre algumas dificuldades e atitudes que deve ser tomadas pelos familiares e educadores. Desafios a serem ultrapassados na medida em que vamos tendo a oportunidades de trabalhar com a criança com a baixa visão ou cegueira. Hoje devemos entender e conviver com as diferenças, aceitando as dificuldades de cada individuo nos colocando no lugar do outros pois somos todos iguais.Trabalhando com todos a conscientização para a construção de uma educação inclusiva ao todo, não somente em alguns lugares e sim nas escolar , lugares públicos e dentro da própria família .O mundo esta sempre em constante mudanças ,algumas pessoas estão se atualizando constantemente outras nem tem a pré disposição em se enquadrar dificultando a inclusão pois não adquiri conhecimento como deve proceder ao ingressar na escola com aluno com portador de deficiência.
Palavras-chave. Deficiência visual, inclusão e Família
1 INTRODUÇÃO Baixa visão não pode ser corrigida totalmente por óculos, tendo dificuldade com as atividades do cotidiano. Há dois tipos de Deficiência visual: O que nasce (cegueira congênita) falta de percepção visual de forma ou luz, não consegue definir cores, na definição pedagógica a pessoa é cega possuindo uma visão subnormal. E a que adquiri ao longo do tempo de vida (cegueira adventícia) perda irreversível de forma imprevista ou repentina. O papel do professor é desenvolver um trabalho de ensino para que a criança desenvolva, interaja e aprenda.
2. A INCLUSÃO
A Educação Inclusiva vem para mudar a escola tradicional, na qual todos os alunos deve se ajustar ao novo sistema de ensino pedagógico. Na Escola Inclusiva não se