Inclusao social de deficientes em escola publica
Tema: inclusão social em escolas publica
Professor: Roberto Nóbrega
Aluno: Francisco Dario Moraes Lisboa
Esse artigo vem propor uma reflexão a respeito da inclusão, levando em conta os conceitos e princípios que vem sendo defendidos em documentos nacionais e internacionais. A inclusão é uma luta das pessoas com deficiências na busca dos seus direitos e lugar na sociedade.
Temos que fazer algumas reflexões, pois dessa forma estaremos contribuindo para uma prática menos preconceituosa.a inclusão é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência. considerando que é compromisso de todos elevar a qualidade de vida de pessoas com deficiência por meio de serviços de saúde, educação, moradia e trabalho a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiências
O termo inclusão já trás implícito a idéia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído.
Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a amplitude que envolve esse tema.
A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como base os Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, nas oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo. A inclusão escolar vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso do aluno com deficiência no ensino regular. No entanto nas escolas e com todas as dificuldades e desafios da segregação enfrentam e acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados.
Outro ponto a ser pensado é o papel do professor, pois é difícil repensar sobre o que estamos