A historia da educação especial
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTRODUÇÃO
O presente trabalho procura resgatar os diferentes momentos vivenciados, objetivando compreender os fatos que influenciaram na prática do cotidiano escolar, as conquistas alcançadas pelas pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais.
A eliminação física, o abandono, a caridade e todas as formas de exclusão, trouxeram como consequência a separação e menosprezo da sociedade em relação as pessoas com necessidades especiais.
A maneira pela qual as diversas formações sociais lidaram com a pessoa que apresentava deficiência reflete a estrutura econômica, social e política do momento. Durante a maior parte da História da Humanidade, o deficiente foi vítima de segregação, pois a ênfase era na sua incapacidade, na anormalidade. Na década de 70 surgiu o movimento da Integração, com o conceito de normalização, expressando que ao deficiente devem ser dadas condições as mais semelhantes às oferecidas na sociedade em eu ele vive. Em meados da década de 90, no Brasil, começaram as discussões em torno do novo modelo de atendimento escolar denominado Inclusão Escolar. Esse novo paradigma surge como uma reação contrária ao princípio de integração, e sua efetivação prática tem gerado muitas controvérsias e discussões
O trabalho mostra um rastreamento histórico da Educação Especial, procurando resgatar
os diferentes
momentos vivenciados, objetivando
compreender que acontecimentos ou fatos influenciaram na prática do cotidiano escolar, marcando as conquistas alcançadas pelos indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
A educação especial, durante muito tempo foi marcada pela negligência, pois não se tinha entendimento sobre o tema. As pessoas com alguma condição física ou mental especial eram abandonados, perseguidos e até eliminados devido às suas condições atípicas, eram excluídos da sociedade que via