1236
Este trabalho retrata as conferências realizadas no Brasil com o propósito de mostrar os tipos de acordos que o Brasil fez e qual os seus objetivos a serem alcançados, por este modo são mostrados as seguintes conferências: Conferência de Estocolmo; Rio+10; Protocolo de Kyoto; Relatório de Brundtland; COP 15; ECO 92; Agenda 21. Apartir dessas conferências mostrarei seus objetivos, motivos e o que aconteceu. ECO 92
A ECO-92 buscava meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.
Nesta conferência foi consagrado o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para conscientizar os danos causados ao meio ambiente eram de responsabilidade dos países mais desenvolvidos. Apesar os países desenvolvidos receberam apoio financeiro e tecnológico para conseguirem o desenvolvimento sustentável, mas a posição dos países em desenvolvimentos foi bem mais estruturada e o ambiente político favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos com responsabilidades comuns, mas diferenciadas.
Durante a conferência foi aprovado à convenção da biodiversidade, que possuía os objetivos de conservar a biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéricos. AGENDA-21
Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambiental racional, ele concilia métodos de proteção ambiental, econômica e justiça social. Ele esta dividido em quatro seções:
• Dimensões econômicas e sociais: Enfocam as políticas internacionais que podem ajudar o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento, as estratégias de combate à pobreza e à miséria, as mudanças necessárias a serem introduzidas nos padrões de consumo, as inter-relações entre sustentabilidade e dinâmica demográfica, as propostas para a promoção da saúde pública e a melhoria da qualidade dos assentamentos humanos.
• Conservação dos recursos