Projeto Multidisciplinar
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Língua Brasileira de Sinais
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira de Sinais”, sob orientação da Profa. Dra. Lilian Cristiane Ribeiro Nascimento.
Ribeirão Preto
2012
Etapa 01
Passos 1 - Individual
Passos 02 - Equipe
1 Pesquisar, em diferentes fontes bibliográficas (revistas, livros, artigos e internet, etc.) sobre a temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre Libras e a
Cultura Surda em seus aspectos.
2 Após a leitura, interpretação e análise dos materiais coletados, construir um texto de até duas páginas com considerações pessoais acerca da pesquisa. Esse material deverá ser utilizado para a composição do primeiro relatório parcial solicitado no próximo passo.
Passos 2- Equipe
01 Debater, em equipe, as informações encontradas.
02 Elaborar o segundo relatório parcial, em até 03 páginas, com as informações levantadas pelos integrantes da equipe na etapa anterior.
Relatório Surdez Aspecto Médico, Cultural e Social
Os Surdos utilizam uma comunicação espaço-visual como um principal meio de conhecer o mundo em substituição a audição e a fala.
Pesquisar realizados no Brasil sobre surdez e sobres a linguagem de sinais tem modificado a visão do surdo, compartilhada pela sociedade ouvinte em geral.
Essas pesquisas (estudos) classificam os surdos em duas categorias: Os Portadores de surdes patológicos, normalmente adquiridos na idade adulta.
E aqueles cuja surdes é um traço fisiológico distinto, não é necessariamente implicado na deficiência neurológica ou mental; antes caracterizando-os como integrantes de minorias linguístico –culturais; caso da maioria dos Surdos.
Os Surdos compõe um grupos que tem como característica uma