Incidências para cavum, mastóide, órbita e mandíbula
* Incidência Lateral: Boca aberta e fechada
Filme: 18x24 cm.
Raio Central: direcionado para a adenóide, incidindo nos ramos mandibulares, tendo com o critério de avaliação os mesmos em perfil absoluto.
DFoFi: A distância foco-filme e os parâmetros de exposição propostos são variados, dependendo do equipamento, podendo ter como base: 70-80 kV e 4-6 mAs, com 1,80 m.
Posicionamento: Paciente ereto, deitado em posição de nadador, em ortostase, ou até mesmo sentado. Com o crânio posicionado em perfil absoluto e a cabeça orientada no plano horizontal, e em inspiração na incidência com a boca fechada.
Serão obtidas incidências em perfil pra cavum com boca aberta e fechada. A radiografia do paciente com a boca fechada tem a finalidade de visualizar a passagem de ar na nasofaringe, e com a boca aberta para visualizar a passagem de ar na orofaringe.
* MASTÓIDE
* Incidência Axial Lateral: Mastóides (Método de Schuller) Filme: 18 x 24 cm em sentido longitudinal.
Raio Central: Angular o RC 25° a 30° caudalmente, centralizado para sair na parte inferior da ponta do mastóide, entrando aproximadamente 4 cm superior e posterior ao MAE do lado superior.Centralizar o filme em relação ao RC projetado.
DFoFi:No mínimo de 100 cm.
Posicionamento: Tirar todos os metais, plásticos e outros objetos removíveis da cabeça. Colocar o paciente em semidecúbito ventral, posição ortostática ou em decúbito. Fixar cada orelha na frente para prevenir sobreposição do mastóide. Colocar o lado lateral da cabeça contra a superfície da mesa/Bucky vertical com o lado de interesse mais perto do filme.Ajustar a cabeça em uma posição lateral verdadeira, com o corpo oblíquo se necessário para o conforto do paciente. Alinhar a linha interpupilar perpendicular ao filme. Alinhar o plano mediossagital paralelo ao filme.Posicionar a linha infra-orbitomeatal perpendicular à margem anterior do filme. * Incidência Oblíqua Axial Lateral: Mastóides (Método de Mayer ou Modificação