Radiologia
É o conjunto de meios para obtenção de uma radiografia.
Os principais meios que condicionam a obtenção de uma radiografia são:
- MA (miliampére) ----------1/1000 A
- KV (quilovolt) ------------- 1 x 1000 volts
- E (espessura) --------------- em cm e suas frações
- D (distância) ---------------- em m e suas frações
1- MA (miliampére) que penetra na ampola é o responsável pelo aquecimento do filamento catódico, que libera os elétrons para chocarem-se no anódio, produzindo os raios-x.
A miliamperagem utilizada numa determinada radiografia, associada ao tempo (segundos e suas frações), nos dá o, mas (miliampére segundo), que representa a quantidade de raios-x.
A) TEMPO (segundos) – o tempo a ser utilizado numa radiografia é proporcional à incidência, aplicada ao exame radiológico. O tempo de exposição dos raios-x coincide com o tempo de aquecimento do catódio (pólo positivo).
B) MAS (miliampére segundo) – representa a quantidade de raios-x emitida durante a exposição. O mAs é o responsável pelo contraste forte, isso é o preto e o branco na radiografia.
Obtemos o mas multiplicando o ma (miliampére) pelo t (tempo). Mas = ma x t.
Exemplos:
Mas = ?
Ma = 300 mAs = 300 x 0,5 mas = 150
T = 0,5 s
Podemos concluir que numa mesma unidade de tempo, quanto maior o ma, maior a quantidade de raios-x. Com alta miliamperagem, podemos conseguir grande quantidade de raios-x, com tempo curto.
2- KV (quilovolt) representa a velocidade de impacto dos elétrons liberados do catódio (-) contra o anódio (+). Quanto maior a quivoltagem, menor o comprimento de onda e maior a penetração dos raios-x.
O KV é o responsável pelos contrastes intermediários entre o preto e o branco. Podemos obter a quilovoltagem multiplicando a espessura (e) da região a ser examinada por dois e somado a uma constante (k). Para um mesmo exame a constante pode variar de acordo com o tipo de aparelho. KV = 2 x e + k.
Exemplo:
KV = ?
E = 20 cm KV