Incentivo a leitura
Incentivar a leitura é dar ao aluno a oportunidade de conhecer um universo de fantasia e prazer em criar.
Ler é fundamental para soltar a imaginação, por meio dos livros, criamos lugares, personagens e historias.
Graças aos livros, descobrirmos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos. A leitura com frequência ajuda a criar uma familiaridade com o mundo da escrita, além de ajudar a fixar a grafia correta das palavras.
Ler é um habito que reflete no domínio da escrita, ou seja, quem lê mais escreve melhor.
O papel da escola é fundamental nesse processo. E quem melhor do que o professor para despertar em seus alunos o prazer da leitura?
Para que o gosto e o compromisso com a leitura aconteçam, a escola precisa mobilizar seus alunos internamente, pois aprender requer esforços e para isso deve fazê – los compreender que a leitura é interessante e desafiador, algo que conquistamos plenamente dará autonomia e independência.
O professor tem o papel de estimular a leitura, tornando este um momento mágico.
Quando o professor lê, tem de considerar suas ações como prática social que entretém, emociona, informa, e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivos didáticos a que se destina por exemplo; diferenciar a linguagem escrita, falada ou conhecer o estilo do autor .
A leitura garante a relação entre professor aluno, pois o educador proporciona ao aluno um “ desligamento do mundo real “. Precisa haver um comprometimento e afetividade entre eles. Sendo ela a chave para o conhecimento de um mundo muito amplo para o aluno, basta o professor e a escola trabalharem juntos incentivando e orientando os alunos nessa trajetória literária desde o inicio de sua vida