Conceitos psicomotricidade
Curso Normal
Educação Física
Rodrigo Ferreira da Silva n° 23
Turma
3006
Rio de Janeiro
2013
INTRODUÇÃO O cérebro é considerado o órgão que integra a motricidade, que elabora e reintegra os seus efeitos. A função da motricidade é o meio através do qual a inteligência se edifica e organiza-se e é o meio através do qual essa inteligência se manifesta. A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educando. A atividade motora é de suma importância no desenvolvimento global da criança. É através da exploração motriz, que a criança desenvolve consciência de si mesma e do mundo exterior. Essa motricidade humanizada é aquilo que designamos por psicomotricidade.
DESENVOLVIMENTO
Equilíbrio e Esquema corporal:
O objetivo é a criança conhecer as diferentes partes do seu corpo pela percepção vivida e também pelas vias que a conduzem à reflexão, à abstração. Será levada a apontar determinado membro, a dizer o nome, a localizar oralmente uma percepção. O equilíbrio é a base primordial de toda a ação diferenciada dos segmentos corporais. Existem relações estreitas entre as alterações ou as insuficiências do equilíbrio estático e dinâmico e os latentes estados de ansiedade ou insegurança. A complexidade motora da atitude humana é resultado de uma experiência pessoal. O esquema corporal,significa que a imagem do corpo representa uma forma de equilíbrio, que como núcleo centra da personalidade, se organiza em um contexto de relações mútuas (flexão)do organismo e do meio.
Lateralidade:
É a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo. A lateralização cortical é a especialidade de um dos dois hemisférios quanto ao tratamento da informação sensorial ou quanto ao