Incentivo de estudar importância de se estudar afetividade no ensino aprendizagem
Busca-se analisar as contribuições da afetividade no processo ensino aprendizagem. Identificando como essa afetividade melhora o processo ensino aprendizagem em sala de aula. Partindo-se que essa interação social específica deva atender as necessidades, interesses aptidões dos alunos. Identificando como essa afetividade influência no processo ensino-aprendizagem, tal estudo da afetividade é importante, visto que todas as relações humanas são permeadas de afeto e o ser humano por ser sociocultural e desde o seu nascimento necessita de afeto, pois e por meio dele que se estabelecem vínculos (Meira apud Bossa, 1998)
No contexto educacional atual os currículos continuam priorizando o desenvolvimento cognitivo omitindo o afetivo, como afirma Meira(2010,pg 20).Há um desconhecimento sobre a importância do sensível nos processos de aprendizagem. Como Meira apud Saltini(1999) nos convida a refletir e a entender mais de seres humanos e de amor do que conteúdos e técnicas educativas.
Alguns teóricos nos apontam caminhos diversos para o entendimento da Afetividade, como elemento importante nas relações Inter e intrapessoais, podemos citar Piaget, na interpretação de Taille,Dantas e Oliveira(1992, pg 66).No qual a afetividade é a energia que move a ação, enquanto a razão é o que possibilita ao sujeito identificar seus mais diversos sentimentos, como desejos, determinação, vingança entre outros. Do contrário do que muitos imaginam não há conflito entre a afetividade e a razão, porque não sentimentos sem pensamentos, e o pensamento leva ao sentimento. Para tratar da importância da afetividade no processo Ensino Aprendizagem, embase-se em Henry Wallon, que investigou intensamente a afetividade como condição importante para aprendizagem.
Para Wallon, afetividade constitui um domínio funcional tão importante quanto a inteligência, contribuindo de forma significativa como