Afinidade e Rejei o Matem tica
Juliana Cristina da Fonseca
Taís Fernanda Gutzlaf
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar se o afeto tem influência positiva na construção de um conhecimento e na prática de ensino; para analisar - através de uma coleta de dados feita com 159 alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Rio Claro – SP, –se o contato afetivo(carinho, boa relação, amizade, etc) com os professores estimulam o interesse por estudar a matéria por ele lecionada, focamos na disciplina de matemática. A realização desse artigo foi feita através de um levantamento de dados bibliográficos sobre a afetividade e a sua importância e contém produção de material próprio, como dados tabelados e gráficos. Depois disso foram analisados se ao rejeitar ou ter afinidade com a disciplina depende ou não da relação que o aluno tem com o professor.
Palavras-chave: Afeto; Afetividade; Relação aluno/professor; Influência.
Introdução
Segundo o dicionário Aurélio; Afeto: [Do lat. Affectus, us.] S.m. 1.Afeição por alguém; inclinação, simpatia, amizade, amor. 2. Objeto de afeição. 3.Psicol. Elemento básico da afetividade. E Afetividade: [De afetivo + idade]S.f. 1.Qualidade ou caráter de afetivo. 2.Psic. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
Uma maneira da qual o professor pode transmitir seus conhecimentos é através do afeto, mostrando a seus alunos que uma aula pode ser mais do que apenas o conteúdo bruto e sistemático da escola, que pode ser um bom local para que como amigos possam relacionar-se e ajudar-se mutuamente (o professor podendo dar uma aula mais produtiva, e o aluno cooperando para que a aula se desenvolva dessa forma). Pois para GIL (2009)(apud OSTI e BRENELLI 2013)A sala de aula, muito mais