Incendio
O que é um Incêndio?
É o fogo de grandes proporções e está fora de controle, é importante distinguir entre um fogo que esta fora de controle gerando assim um incêndio, do fogo originado com objetivo de queimar resíduos ou acender uma lenha em uma lareira. Nem sempre o fogo tem conseqüências negativas ou prejudiciais: contudo, um fogo criado pela mão humana com um determinado fim pode ficar descontrolado e resultar num incêndio. Levando assim todo e qualquer ser vivo a morte não só pelas queimaduras como também pela intoxicação produzida ao inalar o fumo produzido por ele.
Como combater um Incêndio?
A prevenção e extinção de um incêndio envolvem a eliminação de um dos fatores apresentados: combustível, comburente, calor e reação em cadeia.
Combustível: eles podem ser sólidos, líquido ou gasoso.
·. Sólidos - papeis, madeira, algodão e outros
·. Líquido - álcool, gasolina, éter, óleo combustível
·. Gasoso - gás hidrogênio, acetileno, GLP
Comburente: é o gás oxigênio, o ar que respiramos entra em contato com o combustível e reage causando a combustão. Ele é indispensável para que haja a combustão. Um exemplo fácil de realizar e colocar uma vela sobre um recipiente fechado onde a chama irá consumir todo oxigênio e depois se apagara.
Calor: É uma energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo físico ou químico.
Reação em cadeia: por exemplo, você tem o combustível que esta em contato com o oxigênio, mas para que ocorra a queima deste combustível é necessária uma ignição ou energia de ativação, iniciando uma combustão que libera calor fornecendo a energia mínima necessária para que a reação em cadeia continue.