Inadimplência escolar
CURSO DE GESTÃO EDUCACIONAL E CRIATIVIDADE
TEMA: GESTÃO EDUCACIONAL
INADIMPLÊNCIA ESCOLAR
OS RICOS DA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA
RAIANE FERNANDES SILVA DE SENA
João Pessoa, 27 de julho de 2013.
INTRODUÇÃO
No cenário econômico brasileiro dos últimos anos, é notório o crescimento da inadimplência no setor educacional, envolvendo as Instituições particulares desde o ensino fundamental ao ensino superior.
Porém o quadro se agrava em instituições de Ensino Superior, onde se tem uma grande diversidade social, observando também a chegada da Classe C com as fáceis aberturas de créditos oferecidas por essas Instituições.
Esse problema social vem ocupando espaço e tornando cada vez mais importante abordar as causas e os possíveis combates no atraso das mensalidades escolares, uma vez que não estamos abordando um bem de consumo simples, mas algo que faz parte das prioridades sociais e do crescimento do indivíduo, refletindo no desenvolvimento social do país.
Durante o desenvolvimento do projeto observaremos os problemas sociais que causam e intensificam a existência de indivíduos inadimplentes e quais as possíveis formas de ameniza-los. Observaremos também que a instituição tem o dever de se resguardar e formular métodos de abordagem que façam a inadimplência não deixar de ser negociada e quitada. E são esses métodos que iremos aprofundar e identificar até que ponto é eficaz para a instituição.
PROBLEMA
A inadimplência é a falta do pagamento da dívida e a quebra parcial do contrato assinado com a instituição. Ela acarreta na redução do capital de giro e déficit nos resultados, faz com que as gerências não tenham condições de administrar custos e despesas e futuras necessidades financeiras. O alto índice de inadimplência faz com que a empresa dispense o recebimento de multas e juros, o que lhe é de direito, conforme contrato de prestação de serviços, a fim de receber a mensalidade em atraso, ou seja, de