Imunologia
Relatório: Estudo da morfologia dos órgãos linfóides do Sistema Imunológico.
Prof.ª Patrícia Maria d’ Almeida Lima
Nayara Letícia Reis
Imunologia
7° Período- Ciências Biológicas
São João Del Rei, Abril 2014.
INTRODUÇÃO
O sistema imunológico do nosso corpo é muito eficiente no combate a microorganismos. Os órgãos e tecidos do sistema imune contêm grande quantidade de linfócitos e capacitam a geração de respostas imunológicas efetoras contra os agentes invasores (ABBAS, et al., 2008).
Os tecidos e órgãos linfóides são classificados em: geradores ou órgãos linfóides primários onde se originam e amadurecem as células de defesa do organismo e os órgãos linfóides periféricos ou secundários, onde as respostas dos linfócitos aos antígenos são iniciadas e desenvolvidas (ABBAS, et al., 2008).
Entre os órgãos linfóides primários encontram-se a medula óssea (produz e matura linfócitos) e o timo (local de amadurecimento de células T) (TEVA et al., 2009). E dentre os órgãos e tecidos linfóides secundários encontram-se os linfonodos, o baço, o sistema imunológico cutâneo e o sistema imunológico associado à mucosa (ABBAS et al., 2008).
Os linfonodos órgãos pequenos e nodulares, encapsulados constituídos por tecido linfóide e, em geral, apresentam o formato de um rim e estão localizados em toda a rede de canais linfáticos ao longo do corpo. Sua morfologia consiste em um córtex externo e uma medula interna (ABBAS et al., 2008). Os linfonodos são irrigados por vasos e artérias que trazem a linfa e o sangue a esses órgãos junto com antígenos e linfócitos, onde darão inicio as respostas imunológicas.
O baço é um órgão linfóide do tipo glandular e encontra-se situado atrás do estômago, filtra o sangue da mesma forma que os linfonodos coletando os antígenos, além de ser local de fagocitose (TEVA et al., 2009). Suas principais funções são: hematopoiética, função imunológica, armazenamento de células