BIOMECÂNICA
INTRODUÇÃO
A biomecânica no Brasil
As propostas curriculares das primeiras escolas de Educação Física do Brasil, já tinham a Cinesiologia como disciplina obrigatória. A Biomecânica começou a ser introduzida nos currículos a partir de 1965, quando foi estabelecido um acordo cultural entre o Brasil e a Alemanha.
NATAÇÃO (MARCIA LENCK, 1942). Primeiro Livro escrito em português que aplica conceitos de biomecânica na análise de um movimento desportivo.
CONCEITO
A Biomecânica é uma matéria das ciências naturais que se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, examinando, entre outros, os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimentos cotidianos, de trabalho e de esporte.
BAUMANN, 1976.
OBJETIVO
São objetivos desse trabalho:
- Observar, analisar e corrigir erros, para melhorar a desempenho no nado livre.
CATEGORIAS DE ARRASTO
Existem três (03) categorias de arrastos:
1ª Arrasto de forma;
2ª Arrasto de onda;
3ª Arrasto de friccionar.
CONCLUSÃO
A Biomecânica é um campo vasto relativamente novo, está área é uma que muito ainda pode oferecer em conhecimentos para o aluno, professor ou atleta. Pode explicar o que já é sabido na prática e desta maneira fornecer uma base científica para coisas tais como a seleção de um equipamento, o ensino de uma técnica e a prevenção de lesões. É possível procurar respostas para questões fundamentais relativas à como o corpo humano se move, e como deve ser movido para obter um melhor efeito.
REFERÊNCIA:
Apostila de Biomecânica fornecida pelo professor Carlos Ferreira.