Imunodeprimidos
Imunodepressão é a diminuição ou eliminação das reações imunitárias do organismo ocasionada por alguma doença ou tipo de tratamento realizado. A imunodepressão acontece nos seguintes casos: AIDS, da tuberculose, diabetes, insuficiência renal crônica, cirrose, câncer em tratamento quimioterápico, em indivíduos transplantados ou que fazem uso de medicamentos corticóides.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é definida como a forma mais grave de um contínuo de doenças associadas com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
IMUNODEPRIMIDOS
É a diminuição da função do sistema imunológico. Vulgarmente, essa condição é chamada de baixa de defesas.
Existe duas funções que são essenciais para a sobrevivência de qualquer ser vivo:
Reconhecimento de toda a classe de microorganismos e substâncias estranhas e potencialmente perigosas. Destruição desses microorganismos e substâncias ou células estranhas.
CAUSAS DA IMUNODEPRESSÃO
Podem ser muito variadas e, em alguns casos, desconhecidas. Estas são as mais comuns:
Desnutrição ou má-nutrição: a deficiência em qualquer nutriente essencial, especialmente as vitaminas e oligoelementos citados a seguir, pode reduzir a atividade imunológica do organismo. Estresse: de tipo físico ou psíquico. Quimioterapia: medicação anticancerosa. Doenças infecciosas: infecções oportunistas, neoplasias, síndrome consuptiva Aids: imunodeficiência adquirida por causa da infecção por um vírus que ataca o sistema defensivo do organismo.
AIDS
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS (ou SIDA), é uma