klebsiella
Klebsiella pneumoniae é uma espécie de bactéria gram-negativa da família enterobacteriaceae que produz uma enzima chamada KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) e sua resistência antimicrobiana tem se tornando um problema de saúde publica. A K. pneumoniae possui grande capacidade de transferir seu material genético e a maioria das infecções que estão associadas à esta bactéria, ocorre em pacientes imunodeprimidos hospitalizados e/ou com dispositivos invasivos.
O ozônio é um gás de odor pungente instável que apresenta forma triatômica do oxigênico pelo seu poder de oxidação, pode ser utilizado na inativação da bactéria Klebisiella pneumoniae produtora de carbapenemase, conhecida como KPC que apresenta a característica de inibiçãoda ação de antibióticos. Sendo relevante o estudo do ozônio para a pesquisa científica na busca de resultados positivos no tratamento de infecções bacterianas multirresistentes. Diante desse contexto, é de suma importância o conhecimento dos métodos e estratégias de identificação da KPC, onde vários fatores estão envolvidos na disseminação desses patógenos multirresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos invasivos (cirurgias, implantação de próteses médicas e outros) e a capacidade das bactérias de transmitir seu material genético com a informação de resistência a antibióticos.Com isso apresentaremos uma forma de limitar sua disseminação através do mecanismo realizado pelo ozônio.
Nesta perspectiva, considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é apresentar, por meio de uma revisão literária, considerações abordadas a respeito da bactéria Klebsiella pneumoniae e apontar danos que afetam a saúde, devido sua resistência a antibióticos, relatando o controle do micorganismo com a ação do Ozônio.
Klebsiella pneumoniae é uma espécie de bactéria gram-negativa da família enterobacteriaceae que produz uma enzima chamada KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase)